sábado, 2 de abril de 2011

Quaresma, uma caminhada batismal

Sei que me tenho portado mal, que não tenho cumprido aquilo que me dispus a fazer...já ando ausente há algum tempo...as vezes cansado, outras não me apetece...e a fragilidade leva-me a nem sequer ligar o computador...mas hoje quero partilhar algo...hoje tive um dia de recolecção...um dia de silêncio em que me prupuseram parar para ouvir Jesus...e partilho uma ideia que foi rezada na recolecção e que resume toda a vivência Quaresmal...aqui vai...espero que te ajude a viver este tempo tão importante da melhor forma. Às vezes caímos no erro de viver a Quaresma em pleniude e depois chega a Páscoa e simplesmente desligamos para o mode "longe do Jesus"...mas a Quaresma existe em função da Páscoa e só tem sentido quando lhe imprimimos a esperança da Pácoa que quando chega nos acolhe convertidos, vindos desta longa caminhada de 40 dias...e convertidos entramos novos na vida de Jesus. A Quaresmaé o caminho na direcção da vitória de Deus na cruz e deve ser vivida com este sentido. Os Evangelhos dos domingos ajudam-nos a viver este caminho como o caminho daquele que se prepara para o batismo, ou seja, que se prepara para morrer para o pecado e renascer para uma vida nova...exactamente o mesmo caminho de Jesus...da cruz à glória. Assim ao longo dos caminhos são-nos apresentados chavões que nos ajudam nesta caminhada de conversão. Primeiro as tentações no deserto mostram-nos como somos frágeis,na cena da transfiguração vivemos o momento do gozo, como que um rebuçadinho que Jesus dá àqueles que caminham com Ele.Mais tarde assistimos a Jesus pedindo de beber à Samaritana...Jesus tem sede de nós para que nós percebamos que precisamos de beber dEle...é Deus quem dá o primeiro passo, pedindo de beber para que o homem também se aproxime de Deus e beba daquela água que em nós se torna fonte a jorrar para a vida eterna. Amanhã assistiremos a um Evangelho profundamente batismal: a cura do cego de nascença e a apresentação de Cristo como a luz do mundo. FInalmente somos convidados a escutar a passagemd a ressurreição de Lázaro sendo confrontados com a questão da vida eterna. Assim, neste internerário somos convidados a deixarmo-nos transformar por Deus e orientar as nossas decisões de acordo com a Sua vontade. Tudo aquilo que o teu batismo representa é um convite à conversão em cada dia. E tu, aceitas este convite? Vem...pode custar, por vezes muito...mas vale a pena, vale todas as penas! (Portei-me mal agora aguentas com este testamento...espero que te ajude a rezar! )

2 comentários:

  1. Li a tua partilha mesmo antes de ir à missa... Ajudou me a rezar, Obrigada!
    Hoje o Evangelho transmitiu-me a importância da Vida, o não dar tanto valor às aparências...
    Eu quero muito ver como Ele vê. Perceber sempre a essência do coração do outro :)

    Eu acredito que a Vida vale mesmo a pena, e quero Ama-la SEMPRE :)

    ResponderEliminar